Que Poder é Esse Que Consegue Manipular as Pessoas? ~ .:: www.edsoncharles.com.br ::.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Que Poder é Esse Que Consegue Manipular as Pessoas?


A palavra “Poder” vem do latim: potere, e é literalmente o direito de deliberar, agir e mandar, e dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade dada a circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.


A sociologia define poder, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira. Existem, dentro do contexto sociológico, diversos tipos de poder: o poder social(de Estado); o poder econômico(poder Empresarial); o poder militar(poder político); entre outros. Foram importantes para o desenvolvimento da atual concepção de poder os trabalhos de Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu.
No fim de semana que se passou vimos como a televisão tem influência de poder entre as pessoas com o fim da novela “Avenida Brasil”, onde até no Jornal Nacional da Rede Globo o maior enfoque jornalístico foi o último capítulo da novela. 
Naquele momento tudo foi parado de forma manipulada, onde as pessoas conseguiram voltar para casa mais rápido, onde parecia que o caos do transporte público e do transito não existisse e mais ainda, a procura aos prontos socorros de hospitais foi amenizado e até a marginalidade naquela noite reduziu.
De outro lado em outro estado do Brasil, a busca ao Best Seller do Pastor Edir Macedo parou as livrarias, em um habito que tem sido pouco comum em meio dos fieis mais acostumados a Bíblia, diante do livro de seu mentor religioso.
O Poder novamente colocou suas mangas de fora.
A manipulação que o PODER tem sobre as pessoas com a Religião, Televisão, Futebol, Política nos últimos tempos chega a ser ridículo diante do direito de escolha das pessoas. Esse toma lá  da cá continua enriquecendo os mais ricos e empobrecendo de cultura os mais pobres. Resultado disso é que mesmo com esse poder os “bobos da corte” conseguem divulgar que ganharam milhões com o fim da novela e que o investimento na copa do mundo no Brasil é tão irrisório quanto ao lançamento de um livro que falta nas lojas de shopping centers.
Esse Poder é enganador e leva as pessoas ao consumo do fútil e levar as pessoas a esquecer momentaneamente a dor e a necessidade real das coisas, e já já está chegando o Natal e novamente o cidadão vem fazer promessas a si mesmo que não consegue cumprir, como o de parar de fumar, emagrecer e pagar suas dividas, coisas que o PODER E MANIPULAÇÃO DO CONSUMISMO fez com que todos corressem ao contrario.


0 comentários: